SEGURANÇA NO TRABALHO
ACIDENTES! PORQUE ELES ACONTECEM?
ACIDENTES PODEM ACONTECER EM QUALQUER LUGAR, EM TODAS AS AÇÕES E A QUALQUER PESSOA. QUANDO ACONTECE UM ACIDENTE A PRIMEIRA PERGUNTA QUE SE FAZ É... QUEM FOI O CULPADO? OU, O QUE PROVOCOU O ACIDENTE? SENDO QUE A PERGUNTA CORRETA SERIA... EU PODERIA TER EVITADO?
O ACIDENTE É O RESULTADO DA COMBINAÇÃO DE DIVERSOS FATORES E, COMPROVADAMENTE, EM QUASE 90% DOS ACIDENTES A FALHA HUMANA É A PRINCIPAL CAUSA. PORTANTO, OS ACIDENTES SÓ OCORREM PORQUE ALGUÉM, DE UMA FORMA OU DE OUTRA, FOI NEGLIGENTE EM ALGUM MOMENTO.
NA PRIMEIRA CENA MOSTRAMOS UM FUNCIONÁRIO REALIZANDO A MANUTENÇÃO EM UM EQUIPAMENTO AO QUAL NÃO SEGUE OS PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA, COMO A ANÁLISE PRELIMINAR DOS RISCOS E A LOTO. (LOCK OUT/ TAG OUT - IDENTIFICAÇÃO E BLOQUEIO)
NA SEGUNDA CENA MOSTRAMOS UM ACIDENTE NA ÁREA ADMINISTRATIVA PELO USO INDEVIDO DO CELULAR.
NA TERCEIRA CENA MOSTRAMOS UM ACIDENTE COM PRODUTOS QUÍMICOS, ONDE UM COLABORADOR OBSERVA UMA ATITUDE INSEGURA DE SEU COMPANHEIRO E NÃO O ALERTA, LEVANDO-O AO ACIDENTE.
SEGURANÇA NO TRABALHO
COMPROMETIMENTO E PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO
TEMOS COMO PERSONAGEM CENTRAL DESTE ESPETÁCULO O AGENTE SECRETO “SPY”. SUA MISSÃO: INFILTRAR-SE EM UMA EMPRESA PARA DESCOBRIR SE OS FUNCIONÁRIOS ESTÃO REALMENTE COMPROMETIDOS COM A SEGURANÇA.
SPY SE DISFARÇA DE COLABORADOR E PERCORRE ALGUNS DEPARTAMENTOS DESTA FICTÍCIA EMPRESA. SEU OBJETIVO MAIOR É AGUÇAR A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES NO SENTIDO DE IDENTIFICAR E ELIMINAR OS RISCOS...
E ASSIM NOSSO AGENTE FINALIZA SUA MISSÃO, DEIXANDO CLARO QUE É PRECISO CRIAR UM AMBIENTE DE TRABALHO ONDE TODOS SE PREOCUPEM COM A SEGURANÇA UNS DOS OUTROS, E ENTRE OUTRAS AÇÕES SE FAZ NECESSÁRIO A VISUALIZAÇÃO DOS RISCOS, PROMOVENDO ATIVIDADES DE REDUÇÃO DESSES RISCOS.
SEGURANÇA NO TRABALHO
ESSAS ATITUDES NUNCA MAIS
NESTA PALESTRA FALAMOS SOBRE AS CINCO ATITUDES QUE LEVAM AOS ACIDENTES. REFORÇAMOS A IMPORTÂNCIA DO USO DOS E.P.I.’S.
MOSTRAMOS AQUI CENAS COMUNS NO DIA-A-DIA DE DOIS FUNCIONÁRIOS. FICA CLARO QUE BASTA UMA PEQUENA NEGLIGÊNCIA PARA TODOS OS ESFORÇOS SEREM ZERADOS E O ACIDENTE ACONTECER.
É IMPORTANTE LEMBRAR SEMPRE QUE TODOS DEVEM EVITAR, A TODO CUSTO, ESSAS ATITUDES:
A DESATENÇÃO;
A TEIMOSIA;
A IMPROVISAÇÃO;
AS EXCEÇÕES;
A PRESSA.
NOSSO OBJETIVO É MOSTRAR QUAL A RESPONSABILIDADE DE CADA UM NA PREVENÇÃO DOS ACIDENTES.
SEGURANÇA NO TRABALHO
OPA! COMO ESTÁ O SEU COMPORTAMENTO?
ESPETÁCULO QUE CONTA A HISTÓRIA DE “SONECA”, COLABORADOR QUE VIVE DORMINDO NO “PONTO” E ASSIM COLOCA EM RISCO SUA SEGURANÇA E A SEGURANÇA DE SEUS COMPANHEIROS.
SEU GESTOR, O SR MARIVALDO E SEU COMPANHEIRO DE SEÇÃO, “PESTANA”, TENTAM A TODO CUSTO, CONSCIENTIZAR SONECA SOBRE OS TRANSTORNOS CAUSADOS POR NÃO SER COMPROMETIDO. PORÉM SONECA SOFRERÁ NA PELE E APRENDERÁ DA PIOR MANEIRA POSSÍVEL.
TUDO COMEÇA QUANDO SR MARIVALDO PEDE PRA QUE SONECA FAÇA A MANUTENÇÃO EM UM EQUIPAMENTO QUE ESTÁ PARADO POR CONTA DE UM DEFEITO. O GESTOR PEDE ENCARECIDAMENTE QUE SONECA FIQUE DE OLHOS ABERTOS E SIGA TODOS OS PROCEDIMENTOS, SEM PULAR ETAPAS, MAS SEU CONSELHO FORA EM VÃO.
SONECA SAI PARA A MANUTENÇÃO E MINUTOS MAIS TARDE ENTRA EM CENA PESTANA COM A TRISTE MISSÃO DE DAR A NOTÍCIA SOBRE O ACIDENTE DE SONECA.
SONECA PRENSOU A MÃO, NADA TÃO GRAVE, MAS O SUFICIENTE PARA AFASTÁ-LO DO TRABALHO POR UM MÊS. ESTE TEM UMA CONVERSA SÉRIA COM SR MARIVALDO QUE PASSA-LHE UM SERMÃO EXPLICANDO OS TRANSTORNOS COM A BUROCRACIA POR CONTA DE UM ACIDENTE E O LIBERA PARA REPOUSAR E SE RECUPERAR DESTA DESAGRADÁVEL SITUAÇÃO.
É CHEGADO O MOMENTO MAIS DIFÍCIL, IR PARA CASA E CONTAR PARA OS SEUS SOBRE O OCORRIDO. EM CASA SONECA É RECEBIDO PELO FILHO, QUE DESESPERADO, CHAMA-LHE A ATENÇÃO E MOSTRA O TAMANHO DO SOFRIMENTO QUE ESTÁ CAUSANDO POR CONTA DE SUA NEGLIGÊNCIA.
AQUI ABORDAMOS ALGUMAS FERRAMENTAS DE SEGURANÇA, BEM COMO A PROTEÇÃO DAS MÃOS.
SEGURANÇA NO TRABALHO
HOJE É DIA DE SEGURANÇA
UM ESPETÁCULO DIFERENTE ONDE UM CONTADOR DE HISTÓRIAS NARRA A TRAJETÓRIA DE UM PERSONAGEM QUE A TODO MOMENTO COLOCA EM RISCO A SUA SEGURANÇA.
UMA HISTÓRIA COMO MUITAS, SÓ QUE COM UM DIFERENCIAL, A PERSONAGEM SAI DO LIVRO, ENTRA EM CENA E INTERPRETA O QUE ESTÁ SENDO CONTADO.
E NO DECORRER DESTE ESPETÁCULO OUTRAS PERSONAGENS ENTRARÃO EM CENA PARA DAR MAIS REALISMO AOS FATOS. E QUEM FARÁ O PAPEL DESTAS PERSONAGENS SÃO OS ESPECTADORES, QUE ALÉM DE VIVENCIAR A HISTÓRIA, IRÃO CONTRIBUIR PARA QUE O PROTAGONISTA ENCONTRE O QUE TODOS PROCURAM “SEGURANÇA”.
SEGURANÇA NO TRABALHO
UM PASSO ENTRE A CONSCIENTIZAÇÃO E O ACIDENTE
ENTRE ESSAS DUAS FORTES PALAVRAS ESTÁ TOMÉ, UM COLABORADOR UM TANTO QUANTO RELAPSO E INCRÉDULO NO QUE SE REFERE À SEGURANÇA DO TRABALHO. EU DISSE INCRÉDULO, POIS, ELE NÃO ACREDITA QUE SEJA NECESSÁRIO SEGUIR À RISCA TODOS OS PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E DEIXA TUDO POR CONTA DA SORTE. UM CERTO DIA ALGO INUSITADO ACONTECE, EM SUA ROTINA DE TRABALHO APARECEM PARA AJUDÁ-LO E AO MESMO TEMPO ATRAPALHÁ-LO, ANGÉLICO E MALVINO, O ANJO E O CAPETA, O BEM E O MAU. AMBOS TRAVAM UMA BATALHA PARA ARRASTAR TOMÉ PARA O SEU LADO. TOMÉ MAIS UMA VEZ NÃO ACREDITA NO QUE SEUS OLHOS VÊM E TENTA DESVENCILHAR-SE DAQUELA ILUSÃO. MAS ESSAS “APARIÇÕES” TORNAM-SE UMA CONSTANTE E NOSSO AMIGO TOMÉ SE VÊ ENTRE A TENTAÇÃO DO MAU E O CONFORTO DO BEM.
TOMÉ TERÁ QUE ESCOLHER UM DOS LADOS, QUEM VENCERÁ ESTA BATALHA? O ACIDENTE? OU A CONSCIENTIZAÇÃO? NÃO PERCAM ESTE EMOCIONANTE E HILARIANTE ESPETÁCULO QUE DEIXARÁ A PLATÉIA ATÔNITA, COMOVIDA E CONSCIENTIZADA.
SEGURANÇA NO TRABALHO
LINHA CORRETA DO COMPORTAMENTO
NESTA PALESTRA INSPIRADA NO PROGRAMA “LINHA DIRETA”, O APRESENTADOR EXIBE DIVERSOS QUADROS, CADA UM COM UMA HISTÓRIA, E CADA HISTÓRIA COM UM TIPO PSICOLÓGICO CAUSADOR DE ACIDENTE. QUAL DESSES TIPOS É O MAIS PERIGOSO? O SABE TUDO, O GOZADOR E EXIBIDO, O TEIMOSO OU O CURIOSO?
FALAMOS SOBRE O COMPORTAMENTO DE RISCO, O COMPORTAMENTO ENRAIZADO, ATOS E CONDIÇÕES INSEGURAS, O QUASE ACIDENTE, A UTILIZAÇÃO CORRETA BEM COMO A CONSERVAÇÃO DOS E.P.I.’S. PRIORIZAMOS O ENFOQUE AOS ACIDENTES ENVOLVENDO AS MÃOS, A AUDIÇÃO A INALAÇÃO, E A VISÃO. FAZENDO COM QUE, AQUELES QUE SE ENCAIXAM EM UM, OU MAIS DESSES TIPOS, PENSEM MUITO BEM ANTES DE AGIR.