POSTURA CORPORAL/ERGONOMIA

PERCEBER E PREVENIR

O OBJETIVO PRINCIPAL DESTA PALESTRA É DESENVOLVER A PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS COM RELAÇÃO A SUA POSTURA CORPORAL E TAMBÉM DA RESPONSABILIDADE QUE CADA UM TEM PARA COM O PRÓXIMO. 1ª CENA – DOIS FUNCIONÁRIOS TRABALHANDO NO ADMINISTRATIVO, UM DELES RECLAMA PARA O OUTRO QUE ESTÁ SOFRENDO COM DORES PELO CORPO E NÃO ENTENDE O PORQUÊ. PORÉM, SEU COMPANHEIRO ANALISANDO O AMBIENTE, ACABA POR DESCOBRIR QUE O QUE ESTÁ CAUSANDO ESSAS DORES AO AMIGO É JUSTAMENTE A FALTA DE UM PLANEJAMENTO ERGONÔMICO. E ASSIM EXPLICA O QUE É, ONDE E PORQUE SURGIU A ERGONOMIA. 2ª CENA – MOSTRAMOS A ROTINA DE DOIS FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM NA PRODUÇÃO, UM DELES, CLARO, TRABALHA COM A POSTURA TOTALMENTE ERRADA, FAZENDO MOVIMENTOS REPETITIVOS E NÃO SE PREOCUPANDO EM PREVENIR-SE. REFORÇAMOS A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E APROVEITAR TODAS AS PAUSAS PARA A PRÁTICA DESSAS ATIVIDADES. DE FORMA DIVERTIDA OS ATORES PASSARÃO O QUE SÃO: “LER” – LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS E “DORT” – DISTÚRBIO OSTEOMUSCULAR RELACIONADOS AO TRABALHO. NESTA CENA ABORDAMOS A POSTURA CORRETA PARA CADA TIPO DE SITUAÇÃO.


POSTURA CORPORAL/ERGONOMIA

POSTURA ERETA, POSTURA CORRETA

A AÇÃO SE PASSA EM UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA. A ACADEMIA SARADÃO... O PROFESSOR(A) ZULEICO(A) ESTÁ EM SUA ROTINEIRA AULA, ONDE OS ALUNOS SÃO OS COLABORADORES, QUANDO RUBÃO, UM RAPAZ SEDENTÁRIO, APARECE PARA ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE AQUELA ACADEMIA. O PROFESSOR(A) ZULEICO(A), PASSARÁ INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE POSTURA E ERGONOMIA. AO FINAL DA PALESTRA, CHAMAMOS OITO COLABORADORES PARA UMA DEMONSTRAÇÃO INTERESSANTE, E COM UM DOS MELHORES RESULTADOS JÁ OBTIDOS NA APLICAÇÃO DA ERGONOMIA, QUE É A ROTATIVIDADE DE FUNÇÕES.