ACESSIBILIDADE
ACESSIBILIDADE, VOCÊ PRECISA TER ACESSO A ESSE DIREITO
NESTE ESPETÁCULO TEMOS SR HOMERO, O GESTOR DE RH QUE ESTÁ CONTRATANDO UM AUXILIAR PARA SEU DEPARTAMENTO. ELE IRÁ CONTRATAR UM PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS. EIS QUE SURGE PARA A ENTREVISTA O SR HEFESTO. E AQUI TEMOS UMA COINCIDÊNCIA. SEGUNDO A MITOLOGIA, HOMERO CRIOU O PERSONAGEM DE HEFESTO. HEFESTO AO NASCER É REJEITADO PELA MÃE HERA POR TER UMA DAS PERNAS ATROFIADAS. ZEUS EM SUA IRA O ATIRA FORA DO OLIMPO...
A LEI QUE DETERMINA A CONTRATAÇÃO DE UM PERCENTUAL MÍNIMO DE FUNCIONÁRIOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS PELAS EMPRESAS COMPLETA 20 ANOS. A POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA ACUMULA EM SEU HISTÓRICO UM CRESCIMENTO DE VAGAS OFERECIDAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, MAS SOBRAM DESAFIOS RELATIVOS À ADAPTAÇÃO E HUMANIZAÇÃO DO ESPAÇO DE TRABALHO – O QUE INCLUI SUPERAR O PRECONCEITO.
SEGUNDO O INSTITUTO BRASILEIRO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (IBDD), AINDA SÃO POUCAS AS EMPRESAS QUE SEGUEM AS DETERMINAÇÕES À RISCA. HOJE, A GRANDE MAIORIA DAS COMPANHIAS SABE QUE A LEI EXISTE. MAS ENTRE O CONHECIMENTO DA LEI E O CUMPRIMENTO EFETIVO EXISTE UMA GRANDE DEFASAGEM. PORÉM O SR HOMERO IRÁ "QUEBRAR" ESSE PRECONCEITO CONTRATANDO ESTE SIMPÁTICO CIDADÃO E MOSTRANDO À TODOS QUE MUITAS PESSOAS COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA SÃO TÃO CAPAZES, OU ATÉ MAIS, QUE NÓS QUE NÃO TEMOS TAIS DEFICIÊNCIAS.
ACESSIBILIDADE
SEJA ACESSÍVEL VOCÊ TAMBÉM
PALESTRA EM FORMATO DE NOTICIÁRIO DE TV. A REPORTER RENATA CERIBELA ENTRA NO AR DENUNCIANDO UMA EMPRESA ADMINISTRADA PELO SR "SALA FRÁRIO", UM HOMEM SEM ESCRÚPULOS. NOSSA REPORTER IRÁ INDAGAR O SR SALA FRÁRIO SOBRE O PORQUE DELE NÃO CONTRATAR PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA. ESTE RETRUCA DIZENDO QUE O TIPO DE SERVIÇO EXECUTADO EM SUA EMPRESA É MUITO “PESADO” E POR ESTE MOTIVO NÃO HÁ CONDIÇÕES PARA ESSAS PESSOAS. MAS, NOSSA REPORTER NÃO DESISTE, ATÉ PROVAR QUE NÃO HÁ DIFERENÇA E QUE ESSAS PESSOAS SÃO TÃO CAPAZES QUANTO QUALQUER UMA. QUEM VENCERÁ ESTE EMBATE?